Princípios Orientadores

No âmbito do que é o serviço de educação de qualidade, considerando o reconhecimento e aprofundamento da autonomia, como garantia da equidade do serviço prestado, na defesa de saberes, de valores e de competências fundamentais de cada aluno, enquanto pessoa singular e irrepetível, estabelecem-se os seguintes princípios que constituem o quadro de referência do nosso colégio.

Assim, o nome do Colégio constitui um acróstico dos princípios orientadores que regem o seu projecto educativo:

Criatividade

Aprendizagem

Justiça

Universalidade

Desenvolver a criatividade dos alunos é um dos princípios orientadores do colégio uma vez que, desde o ensino pré-escolar até à 9.ª Classe, se oferece um ensino incentivador da criatividade e talento dos alunos, promovendo várias actividades e disciplinas que têm como objectivo desenvolver competências associadas à criatividade das crianças, seja na área da dança, música, trabalhos manuais e artes plásticas e ainda o teatro e a poesia.

Uma vez que se trata de um estabelecimento de ensino, a aprendizagem é a base de todos os princípios e objectivos estabelecidos no desenvolvimento do projecto educativo. O colégio promove um ensino de qualidade coerente, respeitando a individualidade de cada aluno. Neste sentido, os docentes utilizam diversas estratégias pedagógicas não só para promover um melhor ensino-aprendizagem como também para preparar os alunos para vários tipos de ensino fora do colégio. O colégio fomenta e estimula nos alunos os valores de justiça, respeito, cidadania, entreajuda e democracia quer entre pares, quer nas relações aluno-professor e aluno-auxiliar orientando para uma universalidade que permitirá o respeito pelos grandes valores acerca do Homem, do sentido da sua existência, da sociedade, da família, da educação e da escola. São factores evidentes quando, no Projecto, se reconhece e aprecia o contexto da vida de cada aluno: o contexto socioeconómico, politico e cultural, o ambiente institucional da escola e os conceitos adquiridos previamente.